Ataques virtuais: Pequenas e médias empresas serão o alvo principal em 2017
TV Classe Contábil
Como se a crise econômica não fosse o suficiente para tirar o sono de muitos empresários neste ano ainda teremos potenciais problemas com ataques virtuais destinados a empresas de pequeno e médio porte.
As pequenas e médias empresas poderão ser um dos grandes alvos dos cibercriminosos em 2017. Segundo a G Data, fornecedora de soluções antivírus, o facto deste tipo de empresa investirem menos em segurança digital e representarem a maior parte do tecido empresarial a nível global as torna um alvo muito apetecível para os criminosos cibernéticos.
De acordo com os especialistas da G Data, esta é uma tendência que vem se firmando nos últimos anos depois que o sequestro de dados corporativos por meio da contaminação das redes corporativas via ransomware, que se tornou a principal fonte de receitas dos criadores de vírus de computador. Por este motivo, novas e mais sofisticadas variantes de ransomware deverão surgir ao logo do ano.
“Qualquer empresa é alvo do ransomware, mas as pequenas são mais atrativas para criminosos porque elas formam a maioria na econômica mundial e são mais frágeis em termos de segurança digital”, afirma Tim Berghoff, evangelista em segurança da G Data. “Além disso, a demanda por privacidade por parte usuários domésticos e empresariais, o crescimento da Internet das Coisas em vários setores, vai impulsionar os debates sobre como elevar a proteção de dados. Os ataques aos dispositivos móveis e iOT estão se tornando mais frequentes, incluindo, por exemplo, os roteadores e redes Wi-Fi, o que oferecerá aos criminosos mais opções de ataques”.
Como fazer para proteger seu ambiente de ataques virtuais?
Podemos listar algumas dicas que podem ser usadas para garantir talvez um pouco mais de tranquilidade no ambiente do seu pequeno e médio negócio:
Tenha controle do sistema de e-mails da empresa – Implante uma solução de e-mail corporativo com proteção antivírus e antispam. O Exchange Online pode ser uma boa opção.
Instale um Antivirus em todos os computadores
Restrinja o uso de mídias removíveis
Crie senhas mais seguras
Criptografe os dados sensíveis, armazenados e em movimento
Use apenas software original e atualizado
Fique sempre atento para todas a novas ameaças de ataques virtuais e se lembre de sempre conversar sobre o assunto com seus colaboradores. Ter o minimo conhecimento possível sobre essas ameaças já ajuda a prevenir ser alvo em potencial.
[Fonte 1 e 2]
O post Ataques virtuais: Pequenas e médias empresas serão o alvo principal em 2017 apareceu primeiro em TV Classe Contábil.
Fonte: http://tvclassecontabil.com.br/
Comentários