Posted by IN / 0 responses

Para aumentar o lucro do seu negócio, conte com a “Prata da Casa”, os “Polivalentes”

6 março 2015

Por: Eronildo Fernandes*

Existem algumas máximas que de tão óbvias podem ocultar o seu real valor, mas isso não tira delas a sua essência – a solução. Para buscar aumentar a lucratividade do negócio um bom começo é reduzir custos.
A PRATA DA CASA E SUAS IDEIAS VALIOSAS
E para isso uma ótima iniciativa é pedir sugestões aos seus colaboradores, a “prata da casa”. Sente com eles, discuta novas ideias para oxigenar seu negócio. Os colaboradores adoram fazer algo além das tarefas do dia a dia, eles tem sede por ver o negócio evoluir e eles crescerem juntos. Explique à um colaborador a necessidade de reduzir os custos e ele imediatamente lhe apresentará um lista com sugestões valiosas. Qualquer esforço nessa direção trará lucro para seu empreendimento.
OS POLIVALENTES AJUDAM A CORTAR CUSTOS
Vou contar um pouco do meu exemplo como funcionário. Quando vim lá do Ceará para o Rio de Janeiro, isso no ano de 94, comecei trabalhando no comércio, atendimento ao cliente, mas não me conformava em fazer só aquilo, por mais prazeroso que fosse. Nunca fui uma pessoa conformada e por causa disso acabei aprendendo outras atividades dentro daquele comércio. O meu sonho era sair dali para trabalhar num escritório de advocacia ou de contabilidade. Não deu outra, a contabilidade mudaria os meus caminhos, a minha vida. Foi no escritório de contabilidade que aprendi os conceitos básicos de custos, claro, era o ambiente certo. Apliquei na prática: procurava fazer o meu trabalho e mais um pouco de alguns colegas, principalmente daqueles que não gostavam de aprender novas atividades. Eu estava em vantagem competitiva e também lucrava com aquela situação, meus rendimentos aumentavam gradativamente aos esforço empreendido. Assim meu empregador à época viu-me como uma fonte de “cortar custos”, afinal eu desempenhava funções de dois e em alguns casos até de três. Eu amava o que fazia! E hoje amo o que faço!
Demitir nunca é bom. Tomar a vaga de um colega também não. Pela ótica do empresário, não se pode fazer do seu negócio um “centro de caridade”. Para gerar valor para a sociedade as empresas devem buscar alcançar os seus objetivos. E foi assim que fui subindo de posição e conquistando importância naquele escritório que ajudei à crescer e conseguir aumentar seu lucro, contribuindo para sua expansão.
VALORIZE E MOTIVE OS INTRA-EMPREENDEDORES
Voltando para os dias de hoje, neste momento estamos passando por situações políticas e econômicas mais hostis ao ambiente de negócio e as empresas precisam se adequar. Ter em suas equipes profissionais “polivalentes”, aqueles que “jogam nas onze”, é primordial para implantar o processo de virada e alcançar os resultados planejados. Analisando pela ótica do senso comum muitos dirão que usar os “polivalentes” é exploração. Agora quando pensamos na visão do profissional que chamamos de intra-empreendedor, aquele que empreende na empresa onde trabalha; este perfil certamente tem se destacado no mercado e mantido sob seu controle não uma vaga de trabalho, mas a segurança e estabilidade que tanto precisa – estar preparado para encarar qualquer desafio dentro da empresa que lhe proporcionou a oportunidade de crescimento. Não contrate meros executores de tarefas, contrate profissionais capazes de abraçar a missão do seu negócio como sendo a missão da sua vida enquanto ali estiver.
COMECE AGORA E COLHA OS FRUTOS, DEPOIS É SEMPRE MAIS CARO
Estas reflexões são perfeitamente adaptáveis para serem aplicadas num escritório de contabilidade que deseja aumentar seu lucro, numa pequena empresa e também para os profissionais que tem ambição e querem se destacar no mercado. Investir em novos conhecimentos é um bom caminho para cortar custos e aumentar o lucro do seu negócios. Não encare esta batalha sozinho, tenha sempre ao seu lado os fieis escudeiros, os “polivalentes”. Sucesso!
Sobre o autor: *A cada dia procuro aprender algo novo. Acredito muito na arte do empreender como fator essencial para o desenvolvimento do país e da sociedade global.
Durante 8 anos atuei como intra-empreendedor e empresário no ramo de contabilidade, período em que também fui Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro E por 6 anos fui responsável pela WebTV do CRC-RJ.
Desde 2009 empreendo no mercado digital, com foco em Educação a Distância. Durante 1 ano fui responsável pela criação e direção do Programa de TV aberta “Contabilidade, Empresas e Negócios” da Record News em Santa Catarina e em 2012 fundei a TV Classe Contábil. Também sou fundador e diretor executivo da empresa Insights Educação e Negócios e do portal EAD Express.

ASSISTA VIDEOAULA GRATUITA

Fonte: http://tvclassecontabil.com.br/