Os 5 exames que todo contador deveria se submeter
As certificações são muito importantes na vida de qualquer profissional, e não é diferente na vida do profissional de contabilidade. Esses exames servem como diferencial no mercado de trabalho e vale a pena todo o esforço necessário para alcançá-los.
Vale a pena dar uma lida antes no nosso artigo sobre uma ameaça crescente aos escritórios de contabilidade!!!
Abaixo apresentaremos 5 testes ou certificados que todo contador deveria se submeter e que juntos se tornam um diferencial poderoso no mercado de trabalho:
1) CNAI – CADASTRO NACIONAL D E AUDITORES INDEPENDENTES
É um exame regulamentado pela Resolução CFC n° 1.495, de 20 de novembro de 2015, tem o objetivo de cadastrar todos os profissionais que atuam no mercado de Auditoria Independente. Mas se meu o objetivo não é ser um auditor independente, por que eu deveria me certificar? Em muitas vagas para contador de grandes empresas, pede experiência em atendimento a auditoria externa e é um diferencial você ser um ex auditor e, mais ainda, ser contador certificado pelo CNAI. Maiores informações no site do CFC.
2) AICPA – AMERICAN INSTITUTE OF CERTIFIED PUBLIC ACCOUNTANTS / INSTITUTO AMERICANO DE CONTADORES PÚBLICOS CERTIFICADOS
Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado e é natural que empresas com sede nos EUA invistam no Brasil. Essas empresas naturalmente vão procurar contadores brasileiros com experiência em montar os demonstrativos financeiros com as regras norte americanas USGAAP ou vão levar vantagem aqueles que já forem certificados como um CPA (Certified Public Accountant). É um certificado difícil de se conquistar, porém com um diferencial enorme para os que obtiverem. O site do CFC disponibiliza um guia para maiores informações, clique aqui para fazer o download.
3) CERTIFR – CERTIFICATE IN INTERNATIONAL FINANCIAL REPORTING
O CertIFR atesta conhecimentos básicos das normas internacionais. Esta prova não exige conhecimentos prévios (embora seja de grande valia) não exigindo nenhuma qualificação anterior (como graduação em contabilidade, CPA, CA, CRC, etc). Pode ser prestada em qualquer época do ano a qualquer hora, pois é uma prova on line. A prova pode ser paga via cartão de crédito. O estudante tem 3 tentativas para passar. Não conseguindo passar nas três, deve pagar tudo de novo e tentar novamente.
4) CNPC – CADASTRO NACIONAL DE PERITOS CONTÁBEIS
Novidade nesse ano de 2016 o CNPC tem o objetivo de oferecer ao judiciário e à sociedade uma lista de profissionais qualificados que atuam como Peritos Contábeis, permitindo ao Sistema CFC/CRCs identificá-los com o intuito de dar maior celeridade à ação do poder judiciário, uma vez que se poderá conhecer geograficamente e, também, por especialidade a disponibilidade desses profissionais. Inicialmente o cadastro está aberto somente para profissionais com experiência em perícia contábil e a partir de 2017 será aplicado um exame de qualificação técnica.
5) ANPAD – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
As instituições de ensino superior mais renomadas (COPPEAD, UERJ, PUC, USP etc.) exigem para ingresso em um curso de mestrado profissional na área de negócios, a realização do teste ANPAD. O mestrado profissional é um grande diferencial para o mercado de trabalho, além de abrir a possibilidade de se lecionar em uma faculdade. É um teste difícil que avalia: conhecimentos das línguas portuguesa e inglesa; e habilidades em raciocínios lógico, quantitativo e analítico.
Leia outros artigos:
Interessado em fraudes? Falamos bastante sobre como evitá-las.
Conhece a importância sobre a DRE Gerencial? Fique sabendo!
Autor:
Pedro Kaled é contador com 8 anos de experiência de mercado voltado para contabilidade aplicada a empresas de pequeno, médio e grande porte. Trabalhou como analista , controller, auditor, sócio em escritório de contabilidade, consultor financeiro etc. Tem o sonho de disseminar uma cultura de controle totalmente voltada para a ciência contábil, para isso vive um desafio diário de educar empresários e usuários na matéria contábil.
Atualmente trabalha como coordenador de contabilidade em uma empresa do ramo alimentício e escreve artigos sobre diversos temas que normalmente são desafiadores na vida de empresas em desenvolvimento. Paralelamente toca projetos de educação on line, edição e publicação de e-books e auxílio no desenvolvimento de micro empreendimentos.
Artigo escrito exclusivamente para a TV Classe Contábil. É permitido a divulgação, desde que o link (URL) e a fonte (TV Classe Contábil) sejam mencionados.
Fonte: http://tvclassecontabil.com.br/
Comentários