Posted by IN / 0 responses

5 dicas para sua empresa decolar em 2015

30 dezembro 2014

Empresas de diferentes portes e nichos de atuação realizam periodicamente balanços e reflexões para alinhar os rumos do negócio. Todavia, é nessa época do ano que a maioria dos empresários se atenta a essas questões, realiza reflexões sobre os rumos do ano que se encerra e, por fim, inicia o planejamento das ações de 2015 para conseguir ampliar a atuação e o faturamento da companhia.
Para potencializar processos e resultados, cinco especialistas de diferentes áreas elencam dicas que podem fazer a diferença para a companhia decolar em 2015 – seja uma micro, pequena ou média empresa:
Como vender mais? A pergunta do milhão: “o primeiro passo é realizar um diagnóstico preciso da real situação da empresa. O checklist de alguns processos, por exemplo, é uma das ações que pode melhorar alguns indicadores. Compreender o perfil dos clientes, estipular metas alcançáveis, conhecer (e praticar) as vantagens competitivas da empresa, além de trabalhar fortemente para reter e fidelizar clientes são apenas alguns pontos que precisam ser explorados se a meta do próximo ano é ampliar o faturamento”, esclarece Batista Gigliotti, presidente da Fran Systems, estratégia e desenvolvimento de negócios e professor de cursos de pós-graduação da EAESP-FGV, Anhembi-BSP, Senac, Belas Artes e BI International.
Atente-se ao comportamento de seu público-alvo: para Roberto Silvestrini, diretor de expansão da Temakeria Makis Place, rede de culinária japonesa com 123 unidades no Brasil e nos Estados Unidos, “é vital que o empreendedor observe detalhadamente o comportamento de seus clientes. Hoje, por exemplo, diversas unidades da Makis Place funcionam até às 6 horas da manhã durante os finais de semana para atender os jovens que saem para se divertir e resolvem se alimentar de maneira saudável e nutritiva antes de se deitarem”.
Crie ou amplie a identidade de sua marca: Alexsandra Azevedo, gerente comercial da AMA TERRA, rede de produtos ecológicos e sustentáveis, com 55 unidades em 16 Estados, pontua que “é vital ter uma identidade e deixar claro aos clientes qual a missão e valores da empresa. Isso favorece o empreendedor a identificar de maneira mais assertiva o seu público-alvo e pode – se bem explorado pela marca – aproximar a empresa do consumidor”.
Reinvente o negócio, sempre: a mudança de hábitos de consumo tem feito empresas se reinventarem e criarem opções que vão ao encontro dessa necessidade. “Na área alimentícia, por exemplo, àqueles que não abrem mão da tradicional refeição diária – em vez de optar por lanches e pizzas – encontram hoje um vasto cardápio de alimentação equilibrada, saborosa e nutritiva”, afirma Sergio Olmos, diretor de operações da Parmeggio, rede de grelhados e lanches com 32 unidades no Brasil, que cita o exemplo da própria marca: “além de dispensar o uso de óleo e/ou gordura em diversas refeições, incrementamos ao cardápio opções mais leves, para trazer ainda mais opções aos consumidores”.
Comunique-se e aproveite as oportunidades: com o volume de informações trafegadas diariamente em diferentes mídias, se ausentar desse ambiente, com certeza, não é a melhor alternativa. Jorge Valério, fundador da JAV Comunicação, agência de comunicação corporativa, pontua, porém, que “é preciso ter estratégia adequada para se comunicar, ainda mais quando o tema envolve uma empresa ou serviço específico. Criar uma revista ou boletim customizado, investir em assessoria de imprensa e fortalecer o relacionamento com a imprensa, ou, ainda, ser proativo no ambiente das redes sociais – que ganha cada vez mais adeptos – pode fazer a diferença em favor da marca”.
Fonte: Administradores
[Publicidade]

Fonte: http://tvclassecontabil.com.br/