Posted by IN / 0 responses

A harmonia do garfo e da faca, uma lição para empresários e contadores em busca de maiores resultados

23 setembro 2015

Lembro-me de mais um dos ensinamentos da minha mãe, que ao perceber que já estava me tornando um “hominho” (criança com idade de aprender comportamentos de adultos) tirou-me da facilidade e comodidade de usar a colher como utensílio doméstico que me auxiliava na alimentação e iniciou a fina educação e manuseio do garfo e faca. De fato não foi nada fácil! Tinha a destreza de um homenzinho das cavernas.
Mãos pequenas e nada elegantes para manusear a orquestra desses novos utensílios que necessitavam de uma fina harmonia e técnica cirúrgica para segurar, cortar, juntar o alimento e sem perder nenhuma migalha direcioná-lo a boca para saciar meu apetite e necessidade de crescimento.
Em meio a fome, birras, choros e estresse ainda quebrava alguns copos e pratos ao derrubar o garfo ou a faca, deixando seus amados conjuntos incompletos. Quem é dona ou dono de casa sabe que isso é extremamente aborrecedor.
Mas minha mentora foi paciente e sua metodologia de mãe foi satisfatória para preparar-me para mais um desafio do mundo, sabendo ela que já era o momento de sair da zona de conforto da colher e que com o garfo e a faca como novas ferramentas, experimentaria novos sabores e prazeres, conhecendo novas cozinhas e podendo sentar-me com pessoas mais distintas possíveis.
Vejam que o garfo e a faca possuem técnicas e funções distintas (cortar, segurar, juntar), mas complementares para que o usuário possa satisfazer suas necessidades. Um não pode ser utilizado em sua totalidade sem o outro, sozinhos ou em desarmonia suas funções não atingem seu patamar máximo. E quem não utiliza dessas novas ferramentas, continua na zona de conforto e reinado de ferramentas ultrapassadas ou não ideais para novas conquistas.
Empresários e Contadores ou Contadores e Empresários tem muito que aprender com o garfo e a faca. Por favor, minha intenção nunca será de diminuir o quão valiosos vocês são, mas utilizo da ilustração para fomentar o desejo de trabalho em equipe.
São distintos, possuem técnicas e conhecimentos complementares, sendo fundamentais para atender a necessidade dos que os utilizam – As Empresas, que serão eternas crianças com fome de crescimento e acompanhamento de mentores.
Convido empresários e contadores, contadores e empresários a uma busca continua de harmonia, oferecendo suas melhores técnicas e novas ferramentas para as empresas que necessitam sair da zona de conforto, auxiliando no crescimento contínuo em um mercado cada vez mais aguerrido, bem como atender um fisco faminto de obrigações acessórias e tributos.

Não importa se você é o garfo ou a faca, alguma empresa está necessitando de vocês para saciar a fome de crescimento de bons resultados!
Por Antonio Macário da Silva Lopes, Contador da Adamanto Contabilidade e Especialista em Contabilidade e Planejamento Tributário, com MBA em Consultoria e Gestão de Negócios.
Fonte: http://tvclassecontabil.com.br/