A Importância do Seguro para a Responsabilidade Social do Contador

Antes de falarmos da importância do seguro de responsabilidade civil para o contador propriamente dita, vamos entender primeiro que é responsabilidade civil.
O que é responsabilidade civil?
É o dever de se reparar um dano que uma pessoa causa a outra. De acordo com o Código Civil, no parágrafo único do seu artigo 927, “haverá obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem”.
De volta à realidade do contador, seja ele o dono ou o colaborador de um escritório, a responsabilidade de reparar o dano causado, mesmo que tenha sido por engano, será dele. Isso porque a responsabilidade civil é da pessoa jurídica que foi contratada pelo cliente, que é o responsável pelo pagamento referente ao serviço contratado. Independentemente do número de colaboradores que possua, essa mesma pessoa jurídica deverá reembolsar o prejudicado, pessoa física ou jurídica.
E qual a importância do seguro de responsabilidade civil hoje para o contador?
As impactantes e constantes mudanças na legislação contábil brasileira têm gerado, entre outras transformações na rotina dos escritórios, um aumento significativo de obrigações acessórias a serem cumpridas. É praticamente impossível manter o controle absoluto sobre cada detalhe a ser observado e sobre cada obrigação a ser cumprida dentre os inúmeros processos que tramitam dentro de um escritório contábil.
Por esse motivo, o contador fica muito suscetível a cometer erros ou deixar que eles passem despercebidamente. O problema é que esses erros às vezes podem custar a vida de uma empresa inteira. Daí a importância do seguro de responsabilidade civil para contadores.
Clique Aqui e leia mais sobre a responsabilidade civil do contador no blog do Nibo
Fonte: http://tvclassecontabil.com.br/
Comentários