Eleição do CRC-RJ encontra-se “Sub Judice”
CARTA ABERTA AOS CONTABILISTAS DO RJ
Prezado Profissional Contábil,
Sua vontade precisa ser respeitada.
Em respeito aos profissionais contábeis do estado do Rio de Janeiro e pela manutenção da democracia, a Chapa 2 – A Favor do Contabilista, vem informar sobre ações urgentes que foram necessárias antes e durante o processo eleitoral para renovação de 1/3 dos Conselheiros do CRC/RJ, ocorrido nos dias 17 e 18 de novembro, tendo em vista despacho judicial proferido conforme relato a seguir.
Na segunda-feira (16/11) recebemos a informação de que os CRC’s, inclusive o do Rio de Janeiro, haviam recebido um token (dispositivo eletrônico de identificação na internet) que permitia fazer alterações na base de dados eleitoral, tais como, colocar profissionais aptos ou não para votar, alterar e-mail´s e números de celulares para envio de senhas, entre outros procedimentos.
Ao entender que essa operação, além da notória utilização da máquina pela Chapa da situação, poderia produzir interferência no resultado da eleição, foi impetrado pedido de Tutela na Justiça Federal, no dia 17/11, ou seja, ANTES da conclusão do processo eleitoral, informando o alto risco do pleito. No que o Exmo. Sr. Juiz Federal, que também ouvirá o Ministério Público, despachou com o seguinte texto “O pleito cautelar tem forte colorido satisfativo, a despeito da relevância dos argumentos, ………… , caso venham a ser confirmados os alegados vícios, o eventual deferimento da antecipação da tutela assegurará o interesse da parte autora com relação a suspensão dos efeitos do processo eleitoral.”
A ação permitirá a avaliação do pleito para a comprovação, ou não, de irregularidades, a fim de que a vontade da maioria seja respeitada, sem vícios ou artimanhas, garantindo a transparência e a democracia representativa de um Conselho que deve prezar pela ética e pelos interesses da classe.
Dessa forma, a eleição de 2015, que se encerrou dia 18/11/2015, encontra-se “sub judice” pelo processo 0506901-30.2015.4.02.5101 tramitando na 28ª Vara Federal da comarca do Rio de Janeiro, com previsão de resultado em 30 dias.
Ao longo da eleição, como já havia sido constatado também no pleito de 2013, foram verificados diversos problemas quanto ao envio e troca das senhas provisórias, inconsistências de cadastros e aptidão do direito ao voto, dentre outros, no que solicitamos o envio de relatos caso tenha alguma irregularidade para informar de modo que possa ser juntada aos autos do referido processo.
Reafirmamos o compromisso de todos os membros da Chapa 2 com a transparência, a ética e o respeito ao profissional da contabilidade do estado do Rio de Janeiro, que espera de seu Conselho comprometimento com a probidade como primeiro requisito.
Atenciosamente,
Vitor Hugo F. Gonçalves
Chapa 2 – A favor do Contabilista
Fonte: http://tvclassecontabil.com.br/
Comentários