Posted by IN / 0 responses

Renda Básica Universal: Realidade ou sonho muito distante?

17 janeiro 2017

TV Classe Contábil
Imagine amigo contabilista que você acorda todos os dias e vai trabalhar com uma preocupação a menos:
Você terá dinheiro para pagar suas despesas essências no final do mês.
Independente se conseguir mais clientes ou não, se seus clientes irão te pagar ou mesmo se o seu empregador vir a atrasar o seu salário.
Como isso é possível? Estamos falando da Renda Básica Universal. Que de acordo com alguns pensadores seria uma estratégia essencial para assegurar tudo o que precisamos essencialmente em nossas vidas.
Essa ideia pode soar um pouco estranha mas acredite, em 2017 alguns países irão implementar a Renda Básica Universal em caráter de testes e outros já fazem isso parcialmente a algum tempo, como é o caso dos EUA que paga um salário de mais de U.000,00(mil dólares) para cada um dos 700 mil habitantes do estado do Alasca.
Finlândia um laboratório para a Renda Básica Universal
Agora em 2017 a Finlândia, pais desenvolvido no norte da Europa, pretende aplicar o conceito da Renda Básica Universal para 2.000 cidadãos que receberão a partir deste mês de janeiro 560 euros, aproximadamente R.900,00 todos os meses.
Uma das principais razões para a implementação da Renda Básica Universal seria o aumento da automação, alguns estudos apontam quase 60% dos empregos estão em risco nos países da OCDE graças a automação e inovações tecnológicas que deixam a “mão de obra” menos necessária.
Não é apenas uma questão de melhor qualificação. É evidente que não teremos sempre empregos para todos no futuro.
 
Isso está soando “Socialista” demais para mim
Se você é ou conhece alguém que adora ver socialismo aonde quer. Saiba que a “Renda Básica Universal” não é essencialmente uma ideia relacionada ao socialismo ou outros “ismos” que a gente encontra por aí.
A renda básica é defendida tanto por liberais como não liberais também.
Recentemente Elon Musk grande empresário e visionário radicado nos EUA e dono de grandes empresas como TESLA e SpaceX falando sobre das nossas necessidades para o futuro tocou neste assunto e disse que “existe uma boa chance de termos uma renda universal básica, ou algo do gênero”.
Salário mínimo ou renda básica?
Segundo constituição brasileira o nosso salário mínimo que foi recentemente ajustado para R$ 937,00 deveria cobrir necessidades vitais básicas do trabalhador e de sua família como moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.
Muito bonito não é verdade? Você conhece alguém que recebe salário mínimo e consegue fazer tudo isso? Essa pessoa, se existir, merece um prêmio.
A Renda Básica Universal tem um objetivo diferente. Ela garante e essencial para todos, esteja trabalhando ou não. O que pode ajudar a resolver alguns problemas sociais.
Renda Básica “já existe” no Brasil
O que parece surpreendente é que a renda básica pelo menos no papel já existe aqui no Brasil.
A lei que regulamenta a criação da Renda Básica no Brasil nunca saiu do papel embora tenha sido sancionada em 2004 no governo do ex-presidente Lula. Tal lei foi criada pelo ex-Senador e economista Eduardo Suplicy. Ele recebeu o título “Honoris Causa” pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica) por eu trabalho em prol da Renda Básica Universal.
Fonte:“Carta Capital”.
E a contabilidade deste sonho como fica?
É claro que a renda básica universal não será implementada no Brasil da noite para o dia. É preciso analisar cada aspecto desta ideia.
Mas realmente é algo a ser considerado dados a diversos fatores como a constante automatização das tarefas e uso de tecnologia para dinamizar processos o que infelizmente tira cada vez mais pessoas do mercado de trabalho.
Veja também:
Contabilidade online é ilegal?
Naturalmente nenhum de nós quer ter de pagar mais impostos para isso. Então a contabilidade para a viabilidade e criação da renda básica para todos é algo a ser muito discutido.
Talvez, com a redução de bilhões de reais em gastos públicos desnecessários, término de toda corrupção e uma participação ativa da população no debate a Renda Básica Universal ou algo parecido não seja algo assim tão utópico.
O post Renda Básica Universal: Realidade ou sonho muito distante? apareceu primeiro em TV Classe Contábil.
Fonte: http://tvclassecontabil.com.br/